A importância de realizar exames ginecológicos na pós-menopausa

Não é segredo que as mulheres devem, regularmente, fazer acompanhamento ginecológico para manter a saúde em dia. Porém, o que pode ser dúvida é como seguir a rotina ginecológica no período que sucede a chegada da menopausa. O ginecologista Luciano Pompei, da Associação de Obstetrícia e Ginecologia do Estado de São Paulo (SOGESP) ressalta a importância de não confundir o período de pós-menopausa com a “terceira idade”, termo utilizado comumente para a mulher que chega aos 60 anos ou mais.

“O mais importante para nós, ginecologistas, é a fase reprodutiva da mulher, o momento da chegada da menopausa e a pós-menopausa. Não necessariamente esta última significa ‘terceira idade’. Inclusive, há mulheres que tem menopausa precoce, antes dos 45 anos”, comenta.

Segundo o Dr. Pompei, a periodicidade da visita ao ginecologista depende de cada caso, mas, normalmente, ocorre uma vez ao ano. Alguns exames específicos, no entanto, são indicados para todas as pacientes, independente do histórico clínico de cada uma. Confira, abaixo, os exames ginecológicos imprescindíveis no período da pós-menopausa.

Continue Lendo

Infecção do trato urinário

A Infecção do trato urinário (ITU) e o segundo tipo mais comum de infecção do organismo.Uma em cada cinco mulheres desenvolvera ITU durante suas vidas.

 

Causas

Normalmente a urina e estéril, livre de bactérias, vírus e fungos.

A uretra é um tubo que leva a urina da bexiga para fora do corpo. Quando microorganismos atingem a uretra, eles iniciam sua multiplicação. Estas infecções normalmente se originam do intestino, por uma bactéria chamada Escherichia Coli ( e. Coli). A partir daí as bactérias atingem a bexiga e levam a cistite e podem viajar através dos ureteres ate os rins, levando a uma infecção mais grave, chamada de pielonefrite,a qual é grave e pode necessitar internação e medicação endovenosa.

Continue Lendo

Cistos no ovário

Mensalmente os ovários produzem um óvulo. Este óvulo é envolto por um saco chamado folículo. Durante a ovulação o folículo se rompe e libera o óvulo para trompa, onde pode ser fertilizado. Após a ovulação este folículo vazio passa a ser chamar corpo lúteo, produzindo hormônios pró – gestacionais.

 

Como os cistos ocorrem?

Cistos ovarianos são comuns e podem ocorrer desde o nascimento. A maioria dos cistos resulta de mudanças hormonais fisiológicas que ocorrem durante o ciclo menstrual.

Os cistos tem dimensões variadas e aspectos diferentes de acordo com seu conteúdo. Podem também romper e sangrar causando dor intensa, podendo ser confundido com doenças pélvicas agudas como apendicite.

Os A maioria dos cistos é benigno, mas também podem ser malignos.

Continue Lendo